segunda-feira, 17 de maio de 2010

3) - Projeção - Distúrbios de Contato

As projeções revelam-se muitas vezes nas expectativas em relação ao parceiro num relacionamento afetivo, de que ele possa dar sentido à nossa vida, trazendo a felicidade, a alegria, a plenitude e o êxtase. Essas expectativas projetadas implicam exigências inconscientes de que outro satisfaça todas as nossas necessidades. O indivíduo que projeta constantemente, em geral exige que o parceiro esteja disponível, feliz e satisfeito em sua companhia. Utiliza mecanismos de idealização, passando a considerar o outro ora herói, um Deus, um salvador, ora um destruidor, um egoísta, dependendo do conteúdo erótico ou hostil que é projetado.
A frequente utilização desse mecanismo acarreta, ao longo do tempo, frustrações frequentes para aquele que projeta, e uma grande "sobrecarga" para aquele que recebe as projeções. Essas projeções atuam como exigências de perfeição no outro, que passa a não se sentir aceito tal como é. A utilização frequente de projeções impede o indivíduo de amar, pois ele rejeita partes de si mesmo e não vê o outro em sua singularidade.

Lembre-se, a capacidade de amar está intimamente relacionada à integração da própria personalidade, pois é a única maneira possível de encontrar um outro distinto de nós mesmos que não seja "utilizado" para satisfazer nossas necessidades e desejos, e nem responsabilizado por nossas frustrações.

Nenhum comentário: